2023

Observação: Em licença maternidade entre outubro/2023 e maio/2024.

11 a 12 de dezembro

  • Apresentação do trabalho na 2023 Conference on Research with International Students Conference (University of Manchester, Reino Unido).
    SINTEGRA as an initiative to integrate international students from the Global South at a Brazilian public university”
    Fernanda Leal, Elisa Schemes, Elka Lima, Lígia Feitas

7 a 10 de novembro

  • Liderança do tema Formação do Professor e Pesquisador do XXVI SemeAd (Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil). 
    Fernanda Leal

26 a 28 de setembro

  • Liderança do tema Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade da Divisão de Estudos Organizacionais do XLVII Encontro da Anpad (Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil). 
    Manolita Correia Lima, Fernanda Leal, Elisângela de Jesus Furtado da Silva

19 de setembro

  • Participação na mesa redonda Mesa Redonda 3 – A internacionalização e os cursos de Letras: possibilidades e oportunidades da XIV Semana Acadêmica de Letras da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil).
    “Oportunidades Internacionais para os Estudantes de Letras da UFSC”
    Marina Costa Degani, Bianca Sena Gomes, Fernanda Leal, Vítor Pluceno Behnck

18 de setembro

  • Participação na mesa de abertura do evento de comemoração dos 50 anos da Independência da República da Guiné-Bissau: 50 anos de resiliência e resistência: Unindo a sociedade para um futuro brilhante na Guiné-Bissau” (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil).
    Irineu Manoel de Souza, Fernanda Leal

24 de agosto

  • Palestra na disciplina Cooperação Internacional e Projetos Multicêntricos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil).
    Fernanda Leal

22 de agosto

  • Palestra na disciplina Internacionalização da Educação Superior e Gestão da Cooperação Internacional (Prof.a Luciane Stallivieri) do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil).
    Fernanda Leal

16 de agosto

  • Ministrante da capacitação aos agentes de internacionalização da Universidade Federal de Santa Catarina (Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil).

4 de agosto

  • Recepção à comunidade internacional da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil).

3 a 7 de agosto

  • Participação na Comissão de Avaliação do Processo Seletivo para Intercâmbio Internacional Academico de Estudantes de Graduação da UFSC para a Universidade de Hradrec Králové (UHK), Republica Tcheca – Edital 10/2023/SINTER (Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil).

20 a 30 de julho

  • Presidência da Comissão de Avaliação do Processo Seletivo de estudantes da UFSC para participação nas XXX Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM: Investigación científica y tecnológica para un desarrollo sostenible, Assunção, Paraguai – Edital Conjunto 2/2023/SINTER/PROPG/PROPESQ/PROEX/PRAE (Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil).

18 de julho

  • Participação em banca de qualificação de mestrado – Nicole Stivaletta Contini (Programa de Pós-Graduação em Inglês, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil).
    “Internationalization at Home: Google English Central Platform as a Tool for Linguistic Policy Intervention”
    Lincoln Fernandes (orientador), Fernanda Leal 

11 de julho

  • Participação em banca de Trabalho de Conclusão de Curso (Relatório de Estágio) – Raimundo Rafael Nascimento Araújo (Curso Graduação em Secretariado Executivo, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil).
    “Atuação do graduando em Secretariado Executivo na apoio à gestão da internacionalização da Universidade Federal de Santa Catarina”
    Raquel D’Ely (orientador), Fernanda Leal (co-orientadora), Donesca Xhafaj, Stefani de Souza

28 de junho

  • Apresentação de palestra nas Jornadas RIGIES Abya Yala: Internacionalización de la educación superior desde las vocês de las mujeres del Sur.
    Panel II – Cooperación Sur-Sur – Fernanda Leal, Kyria Finardi, Soledad Oregioni
    “Cooperación internacional en la educación superior: por una visión no miope de las relaciones Sur-Sur”
    Fernanda Leal

9 a 10 de junho

6 a 7 de junho

  • Participação em painel do 2023 WES-CIHE Summer Institute (Boston College, Boston, Estados Unidos).
    “Making the Most of your Doctorate”
    Fernanda Leal, Lisa Unangst

30 de maio a 2 de junho

24 de maio

22 de maio

  • Palestra na disciplina Tópicos Especiais em Relações Internacionais (Prof.a Iara Leite) do curso de Relações Internacionais da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil).
    Fernanda Leal

3 de maio

  • Participação no webinário Trends in Higher Education (Universidad Autónoma da Chiapas, México).
    Fernanda Leal, Roxana Chiappa, Luisa Echeverría-King, Sheyla Salazar, Santiago Castiello-Gutiérrez, América González, Addy Betanzos.

27 a 29 de abril

  • Apresentação de trabalho no Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência em Administração (UDESC, Florianópolis, Brasil).
    “Imersos no imaginário global dominante: refletindo sobre os discursos de internacionalização da educação superior no Brasil”
    Fernanda Leal, Maria Julieta Abba, Kyria Finardi

19 a 20 de abril

  • Representação da UFSC na reunião do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior (CGRIFES) (Belo Horizonte, Brasil). 

15 a 19 de abril

  • Representação da UFSC e apresentação de trabalhos na FAUBAI 2023 Conference: Building knowledge with all voices (Belo Horizonte, Brasil).
    “Round table: Internationalization practitioners as researchers: Insights from Brazil and Chile”
    Fernanda Leal, Mariana Costa, Antônio de Lima and Paulina Latorre
    “Solidary internationalism in higher education: Insights from a Capes-PrInt project”
    Fernanda Leal, Lisa Unangst, Suzani Cassiani and Patricia Giraldi
    “International Cooperation for Development in Higher Education: Insights from UFSC participation in IPEA’s research”
    Fernanda Leal, Iara Leite, Rafael Schleicher, Rafaela Céspedes, Bruno Farias, Tayane Martins and Guilherme Carlos da Costa
    “Boas práticas de comunicação para fortalecer a internacionalização da Instituição universitária: O caso da Universidade Federal de Santa Catarina”
    Caroline Finati, Fernanda Leal, Luciane Stallivieri and Richard Perassi Luiz de Sousa

11 a 12 de abril

  • Representação da UFSC na reunião dos Delegados Assessores da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) (Santo André, Brasil). 

29 de março

  • Realização de palestra na disciplina de Organizações e Sociedade – Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil)

22 de março

  • Moderação do webinário Desafios e Possibilidades da internacionalização do ensino superior no Brasil no pós-pandemia – YouTube UFSC Internacional (UFSC, Florianópolis, Brasil)
    Gabriel Amorim, Kyria Finardi

18 de março

  • Participação online em aula do Programa de Formación en Gestión de la Internacionalización de la Educación Superior (GIES) – Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo, Argentina).
    Fernanda Leal, Soledad Oregioni

10 de março

  • Abertura do evento Québec: Língua, cultura e oportunidades de estudo e de trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil)

3 de março

  • Recepção à comunidade internacional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil)

1 de março

  • Recepção aos estudantes do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil)

27 de fevereiro

  • Participação em banca de Trabalho de Conclusão de Curso (Relatório de Estágio) – Lucas Garcia Tosi (Curso Graduação em Secretariado Executivo, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil).
    “Guia para alocação de disciplinas para o Programa Free Timetabling Software (FET) no contexto do CCE-UFSC”
    Daniel Serravalle de Sá (orientador), Fernanda Leal

20 de fevereiro

  • Gravação de podcadst para a European Association for International Education (EAIE)
    Fernanda Leal, Marcelo Knobel