Participação no Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência em Administração

02/05/2023 09:52

O trabalho Imersos no imaginário global dominante: refletindo sobre os discursos de internacionalização da educação superior no Brasil, de autoria de Fernanda Leal, Maria Julieta Abba, Kyria Finardi, foi apresentado no VIII Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência em Administração, realizado em Florianópolis, entre 27 e 29 de abril, que teve como tema “Qual ciência da administração queremos e praticamos? Desafios e possibilidades diante das encruzilhadas do nosso tempo”.

Resumo do trabalho:

Como reflexo da reconfiguração das funções exercidas pela educação superior no mundo, esforços direcionados ao processo que convencionou-se chamar de internacionalização se intensificam e se manifestam nos discursos como um imperativo. Neste estudo, amparado nas lentes epistemológicas da Modernidade/(De)Colonialidade e operacionalizado a partir de princípios da Análise Crítica do Discurso, buscamos contextualizar e discutir os discursos empreendidos por uma organização com alto poder discursivo nos rumos da internacionalização das universidades brasileiras, a Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai). A análise revela a existência de uma narrativa hegemônica em torno do que significa internacionalizar. As narrativas privilegiadas reforçam a ideia de que no Brasil a internacionalização é, sobretudo, objeto de determinações exteriores. Nesse sentido, desconsideram a complexidade da universidade pública brasileira e as relações internacionais desigualmente constituídas ao longo da história, sendo funcionais ao avanço do capitalismo universitário global em curso.