Chamada de trabalhos para o tema “Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade” – EnAnpad 2024

03/04/2024 09:07

Prazo para submissões: 23 de abril.

Mais informações.

Descrição do tema: Desde sua gênese, as universidades estão submetidas a processos de transformação e a movimentos que colocam suas razões de ser em xeque. Os esforços para justificar sua relevância têm exigido capacidade de reconfiguração, preservando as responsabilidades originais e sugerindo novos desafios. Contudo, a historiografia da universidade permite afirmar que suas transformações nunca foram capazes de satisfazer plenamente às expectativas sociais. Frente à centralidade de uma instituição cujos compromissos ultrapassam os campos do ensino, da pesquisa e da extensão, pretende-se fomentar o debate sobre a universidade, sobretudo a pública. Nesse sentido, espera-se receber textos nestes tópicos: educação superior como direito humano universal; autonomia e liberdade acadêmica; limites éticos e políticos da universidade; gestão universitária contemporânea; formas de proteção contra a universidade mercantilista, corporativista e negacionista; questões emergentes sobre internacionalização, ranqueamentos e suas implicações; limitações orçamentárias e padrões de excelência de produção e difusão de conhecimento; responsabilidades quanto à inclusão social e à redução de desigualdades; disfuncionalidades e zonas de obsolência; interdisciplinaridade; relação entre educação e formação cidadã e a democratização do acesso aliada aos desafios da permanência discente; responsabilidades dos servidores técnico-administrativos em educação na gestão universitária e em atividades-fim, notadamente na pesquisa e na extensão; bem como aprendizado a partir das arquiteturas universitárias e os novos arranjos institucionais criados a partir do REUNI. Espera-se que os textos favoreçam o entendimento de caminhos deliberados e/ou emergentes para a rede de instituições de ensino superior em tempos de demandas crescentes, de escassez de meios e de incertezas – potencializadas por novas relações sociais, tecnologias de produção e comunicação e restrições sanitárias pós-pandemia. Nesse sentido, priorizam-se estudos sobre o âmbito público da educação, traduzido em projetos universitários arrojados e socialmente relevantes, suportados por abordagens teórico-metodológicas críticas e propositivas, voltadas à tríade ensino, pesquisa e extensão, mas, também, à gestão universitária.